Tens uma personalidade introvertida? Descobre o conceito e faz o teste!

 

Não foi há assim tanto tempo que descobri que tenho uma personalidade tendencialmente mais introvertida e, basicamente, essa validação mudou muito a minha vida. Validação no sentido em que me fez perceber muitos comportamentos meus ao longo de toda a vida e porque me fez sentir aceite e normal quando o que sempre senti foi que era estranha, diferente, deslocada mesmo. Um alien que deve ter aterrado na terra mas que claramente não pertencia aqui.

Ora que eu devo emitir mesmo muitas energias introvertidas por aqui já que acabo por atrair muitas clientes, principalmente nos processos de Coaching, também introvertidas como eu e cujas dificuldades em diversas áreas na vida acabam por estar, de certa forma, relacionadas com essa caraterística da personalidade delas. As descrições são similares ao que sempre senti, esse sentir-se desfasada do resto da sociedade, as críticas e reparos mais ou menos constantes, e quando lhes envio os testes de personalidade e explico a questão da introversão e lhes dou referências sobre o assunto é também todo um novo mundo de auto-entendimento e aceitação que vejo florescer à minha frente. E é bonito, emocionante mesmo, ver alguém perceber que não tem nada de errado. Foi mesmo das melhores sensações que já tive quando comecei a ler sobre o assunto e a descobrir um nome que explicava o que essencialmente sou. E a perceber que é perfeitamente normal ser assim, aliás, ser introvertida é quase um super-poder (muito discreto e caseiro, claro) com imensos pontos fortes e qualidades. E mais! Há muitas outras pessoas assim e não estamos sozinhos neste mundo!! Apesar da solidão ser algo que apreciamos muito. Precisamos até!

Mas afinal o que é isto de ser introvertida?

Perguntam vocês, e muito bem, que estou aqui toda entusiasmada a descrever a minha descoberta da luz mas ainda não expliquei o que é, e é fundamental, porque é um conceito ainda pouco conhecido ou até mal-entendido.

Vamos, então, à definição certa no dicionário:

INTROVERTIDO. Oposto do extrovertido. Uma pessoa que, após interação social, necessita passar tempo sozinho para “se recuperar”. Frequentemente encontrados em suas casas, bibliotecas, parques tranquilos que muitas pessoas não conhecem, ou outros lugares isolados, pessoas introvertidas gostam de pensar e de ficar sozinhos. Ao contrário da crença popular, nem todos os introvertidos são tímidos. Alguns podem ter grandes vidas sociais e adoram falar com os amigos, mas depois precisam de algum tempo sozinho para “recarregar”. Os introvertidos são mal interpretados e vulgarmente chamados de “tímidos” ou “anti-sociais” porque a maioria da população é composta de pessoas extrovertidas.

“Anita é introvertida. Ela não se importa em ficar em casa numa sexta-feira à noite.”

Tomei a liberdade de personalizar aqui o último exemplo porque, sim, a Anita não se importa de ficar em casa noite nenhuma da semana, ou dias inteiros, estar em casa é o passatempo preferido da Anita. Quem me tira de casa, tira-me tudo. E nós introvertidos podemos ser encontrados em mais sítios para além dos acima mencionados, aliás, estamos em todo o lado, estamos é muitas vezes desconfortáveis e demasiado estimulados em vários sítios. Aqueles com muitas pessoas, principalmente.

Portanto, esta definição deriva da teoria do traço da extroversão ou extraversão – introversão que é uma dimensão central das teorias humanas da personalidade. Os termos “introversão” e “extraversão” foram popularizados por Carl Jung e o significado real tem que ver como um ou outro ganham energia e a recuperam – os extrovertidos precisam de interação social intensa e frequente para se sentirem energizados e perdem vigor quando estão sozinhos enquanto que os introvertidos sentem-se literalmente drenados da sua energia vital quando em contato com muitas pessoas ou em interações sociais longas e depois precisam mesmo de ter tempo para si sozinhos e é assim que recuperam e se restabelecem. Os extrovertidos são mais virados para o mundo exterior e os introvertidos para o mundo interior. Os últimos são mais sensíveis a estímulos, daí o cansaço social, os extrovertidos são menos reativos. Sim, coisas como sons muito altos, muita gente a falar tipo cantina da escola, cheiros intensos ou estranhos deixam-me mesmo alterada e são coisas para me incomodar a sério ao ponto de ter que sair do local/situação. Não sou esquisitinha, sou só…introvertida. 🙂

Estas são algumas das caraterísticas e diferenciais de se ser introvertida mas ainda encontrei algumas definições com preconceitos que existem acerca deste traço de personalidade. Tais como:

Introvertido é um adjetivo atribuído a algo ou a alguém que possui um comportamento onde não se manifesta tanto ou não é tão expansiva quanto outras pessoas. Normalmente, uma pessoa introvertida é aquela que tem um comportamento onde ela pouco interage com outras pessoas ou está sempre retraída, mais voltada para si do que para as relações externas. Uma pessoa introvertida normalmente é aquela que é sempre mais quieta, calma e que pouco verbaliza sobre seus sentimentos ou sobre qualquer atitude. Entretanto, o termo também pode caracterizar ou se referir a algo ou alguém que é compenetrado ou concentrado em realizar algo. Na psicologia, o termo se refere a uma pessoa que manifesta a introversão, que é uma característica do indivíduo que é voltado para si mesmo, de forma que ele absorve informações externas, mas não as repassa com facilidade, ou seja, pensa muito antes de ter qualquer tipo de ação. Ao contrário da extroversão, que caracteriza o tipo de personalidade que é mais ativa, podendo se satisfazer estando em contato com outras pessoas, a introversão deixa o indivíduo mais apático e distante deste contexto.

O termo introvertido pode ser substituído por sinónimos como acanhado, tímido, calado, fechado, reservado, concentrado, pensativo, fechado, absorto, absorvido, introverso.

E aqui estão muitas das bases que criam confusão e preconceito, até porque a sociedade e tudo na nossa vida está feita e orientada para pessoas extrovertidas – a escola, os trabalhos, as diversões. Quase todas as situações privilegiam o trabalho/interação em grupo e nunca o trabalho ou diversão solitária e mais reservada. Já se começa a falar mais do assunto e há imensas personalidades bem sucedidas que são introvertidas (Bill Gates, por exemplo) assim como estudos que provam que o trabalho a solo até é mais amigo da criatividade e inovação mas a ideia vigente ainda é muito a de que crianças ou adultos mais calados ou solitários terão algum problema de relacionamento de certeza e que essas caraterísticas nunca são sinónimo de sucesso ou valorizadas. E a timidez não é sinónimo de introvertido porque se refere ao medo da crítica alheia e, sim, há introvertidos tímidos assim como extrovertidos com medo de falar em público, por exemplo, até porque é dos medos mais frequentes e comuns à população em geral. Assim como os introvertidos não têm necessariamente problemas de comunicação, podem é processar a informação de outra forma e preferir pensar antes de falar ou até expressar-se melhor por escrito. E geralmente quando escolhem falar é porque têm realmente algo relevante a dizer mas com pessoas íntimas também falam pelos cotovelos, acreditem!

Uma boa fonte para saberem mais sobre o universo introvertido é o livro da Susan Cain – Silêncio, o poder dos introvertidos num mundo que não pára de falar. É uma conhecida investigadora com estudos sobre a introversão e a timidez e foi justamente do livro dela que retirei o seguinte teste rápido para avaliarem se são introvertidas e a que nível! Aqui vai:

Respondam a cada pergunta com’verdadeiro’ ou ‘falso’, escolhendo a opção que mais frequentemente se vos aplicar.

  1. ___ Prefiro conversar apenas com uma pessoa a atividades de grupo.
  2. ___ Frequentemente prefiro expressar-me por escrito.
  3. ___ Aprecio a solidão.
  4. ___ Pareço preocupar-me menos do que os meus pares quanto a riqueza, fama e estatuto social.
  5. ___ Desagrada-me o falatório, mas aprecio conversar profundamente sobre assuntos que me parecem importantes.
  6. ___ As pessoas dizem que sou uma boa ouvinte.
  7. ___ Não corro grandes riscos.
  8. ___ Gosto de trabalhos que me permitam ‘mergulhar’ neles com poucas interrupções.
  9. ___ Gosto de celebrar aniversários com poucas pessoas, apenas com um ou dois amigos próximos e a família.
  10. ___ As pessoas descrevem-me como afável ou sossegada.
  11. ___ Prefiro não mostrar ou discutir o meu trabalho com outros antes de estar concluído.
  12. ___ O conflito desagrada-me.
  13. ___ Trabalho melhor sozinho.
  14. ___ Tenho propensão para pensar antes de falar.
  15. ___ Sinto-me cansada depois de sair, mesmo que me tenha divertido.
  16. ___ Deixo frequentemente as chamadas telefónicas serem encaminhadas para o voice mail.
  17. ___ Se tivesse de escolher, preferiria um fim-de-semana sem nada para fazer a um com muitas coisas marcadas.
  18. ___ Não gosto de multi-tarefas.
  19. ___ Concentro-me com facilidade.
  20. ___ Em situações de formação, prefiro palestras a seminários.

Quanto mais vezes responderam ‘verdadeiro’ mais introvertida serão. Eu respondi 18  verdadeiros em 20 – super mega introvertida! Yap! Se obtiveram um número sensivelmente equivalente de respostas ‘verdadeiro’ e ‘falso’, então poderão ser uma ambivertida. Que é um conceito que existe e que se aplica a uma mistura dos dois traços até porque também não somos só uma coisa e também dependerá das situações, assim como ser introvertida e não estar à vontade com muitas situações sociais não significa que as iremos evitar a todo o custo. Significa apenas que temos qualidades e pontos mais fortes que se revelam mais em em certos contextos e que também podemos aprender estratégias para nos deixar mais à vontade em situações muito sociais e proteger a nossa energia.

Assistam também à Ted talk da Susan Cain que vale a pena:

Um site sobre introversão, em inglês, de que gosto muito é o Introvert, Dear e, claro, os imensos memes sobre o tema – tenho todo um álbum no Pinterest cheio deles – que sinto sempre que foram feitos por alguém que me observa de perto e isso chega a ser creepy!! Mas ADORO!! 🙂

Testes de Personalidade

Outra forma de identificarem se são introvertidas e outras características da vossa personalidade é através dos testes Myers-Briggs. A classificação tipológica de Myers-Briggs (do inglês Myers-Briggs Type Indicator – MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. Como qualquer teste ou inquérito respondidos por seres humanos não é 100% fiável e há que ter isso em conta mas considero os resultados uma ajuda útil para percebermos melhor sobre a nossa personalidade, ter alguns insights e tudo o que ajuda ao autoconhecimento sou fã! Para além de que eu faço qualquer teste que me apareça à frente, desde os das revistas na adolescência para descobrir o homem ideal aos que surgem na internet para eu saber que tipo de pizza sou! Sim, papo tudo o que são testes! Então, se querem saber um pouco mais sobre vocês – sai relatório no final bastante completo – experimentem este teste de personalidade aqui em inglês ou este aqui em português do Brasil

Os resultados que dão são em forma de quatro letras que indicam, como se vê aqui na imagem, se em termos de energia são introvertidas ou extrovertidas, se a forma como apreendem informação é assente nos cinco sentidos ou mais intuitiva, se tomam decisões mais racionais ou baseadas nas emoções e se a forma como se organizam é mais estruturada (judgers) ou espontânea e flexível (perceivers).

Eu sou uma INFJ que diz que é o mais raro e uma trabalheira mental de paradoxos. Confirmo!

Partilhem o vosso tipo de personalidade e verifiquem aqui um resumo de características de cada tipo e a que personagem conhecida corresponde o vosso. Porque se não for para saber que princesa da Disney somos que a internet serve, minha gente, então não sei para que é!

Então eu, qual Pocahontas introvertida guerreira de feitio lixado, me despeço deste tratado sobre a introversão. Espero que tenham gostado e vos tenha sido útil, para saberem entender e lidar melhor com as pessoas introvertidas na vossa vida se até forem do tipo mais extrovertido mas, principalmente, se descobriram que são introvertidas e, afinal, seres normais. Contudo, com desafios próprios a vários níveis na vida mas que têm solução e entendimento, de certeza. Se precisarem de apoio nesse sentido, saibam mais aqui e terei todo o gosto em ajudar uma parceira introvertida a reconhecer o maravilhosa que é assim, estranha e tudo!

Imagens pinterest.pt/ Gifs giphy.com

Comentários