Vantagens e desvantagens de ser uma boss introvertida

 

Termino aqui hoje esta trilogia sobre a introversãoComecei por vos introduzir aqui o conceito desta característica de personalidade com testes de personalidade que, se ainda não fizeram, não sabem o que perdem! É todo um mundo de maior clareza sobre vocês que se vos abre! E percebendo melhor, especificamente, sobre a preferência pela introversão que, basicamente, significa de que precisam de mais tempo a sós para recuperar a vossa energia, entre outras peculiaridades e qualidades, passei a falar aqui da área profissional onde podem perceber quais as melhores carreiras para o vosso tipo de personalidade e como o mundo do trabalho tem desafios maiores para os introvertidos do que para os nossos parceiros extrovertidos. Não estão muito presentes ainda nas empresas atualmente mas há condições mais favoráveis para um introvertidos florescer na carreira que passo a repetir:

Então, enquanto introvertida, o que deves procurar num trabalho: flexibilidade de horário e de agenda que permite que trabalhes de acordo com o teu ritmo pessoal; liderança pelo exemplo e assente na confiança – indicada para todos mas uma pessoa introvertida valoriza mais o exemplo que palavras, ainda mais, quando não têm ligação com a prática e o trabalho remoto – como o ambiente sossegado e com menos estímulos é mais indicado para este tipo de personalidade a possibilidade de trabalhar a partir de casa alguns dias ou em horários com menos trabalhadores poderá ser o ideal. Como esta possibilidade ainda é remota, passe a redundância, a opção de enveredar num trabalho por conta própria e ser freelancer ou empreender é também uma boa possibilidade já que te dá o poder de criares as condições ideais de que precisas para trabalhar melhor ao teu jeito. Foi o que eu fiz, como podem perceber, e foi uma decisão instintiva, já que em 2010 não tinha ainda ouvido falar disto da introversão mas concluo agora que foi a decisão certa. Há também elementos neste estilo de vida e de trabalho que não são o ideal de um introvertido mas o bom é que tenho sempre a possibilidade de criar as minhas condições e é isso que tenho feito.

 

Ora e é justamente neste último ponto, muito com a minha experiência, que quero pegar para o post de hoje – vantagens e desvantagens de empreender e trabalhar de forma freelancer e por conta própria para uma personalidade introvertida.

 

Vantagens de ser Boss Introvertida

 

Confortável com a solidão, um lifestyle caseiro e em trabalhar sozinha

Ora, este primeiro ponto é o mais evidente. A característica mais marcante da introversão é a sua necessidade de ter tempo a sós para recuperar energia, portanto, será o melhor tipo de personalidade para escolher trabalhar por conta própria, sozinha, a partir de casa, por exemploE há imensas áreas e trabalhos que se adaptam a trabalhar de forma independente e remota, em que podes trabalhar a partir de casa ou de qualquer ponto do mundo, como podes ver neste post do Nomadismo Digital Portugal.

A escolha de trabalhar a solo tem muitos desafios – todas as decisões e responsabilidades caem sobre nós assim como toda a gestão, motivação, disciplina, enfim, tudo o que é preciso para fazer funcionar o negócio e torná-lo viável e rentável até porque precisamos de pagar o nosso escritório caseiro e viver, não é assim? E é um estilo de vida que se pode tornar solitário…para quem não adore a solidão! Há pessoas que, por exemplo, precisam de sair de casa todos os dias e ver gente. Psicopatas, certamente. Não é o meu caso, basicamente, posso hibernar aqui o inverno inteiro que está tudo bem. Contudo, como também não somos propriamente bichos do mato e também gostamos, e precisamos, de socializar com a sua conta, peso e medida, devemos sempre incorporar saídas de casa e encontro com amigos, por exemplo, se o nosso trabalho não exigir nenhum contato ou as interações sejam apenas online. Ver e estar com pessoas também é importante para o desenvolvimento do nosso próprio trabalho.

No meu caso, apesar de gostar bastante de passar um dia inteiro sozinha a trabalhar em casa (entre pausas de Netflix, uma das muitas vantagens) eu gosto de pessoas e trabalho com pessoas porque para mim é essencial, logo, também tenho dias em que saio para estar com clientes nos serviços de consultoria de imagem ou nas sessões de coaching presenciais ou continuo em casa mas tenho sessões online – as maravilhas da internet fazem, justamente, com que os tempos modernos sejam os melhores para um introvertido chegar ao mercado de trabalho. É que não haveria outra altura em que fosse possível criarmos as melhores condições e ambiente para desenvolvermos a nossa carreira e paixões. Nos tempos sem internet eu teria mesmo que arranjar um trabalho normal! Já imaginaram?? Só de pensar nisso até me dá arrepios e me falta o ar! Vamos todos dar graças aos senhores que inventaram isto da world wide web, sim?! Que Deus os abençoe muito.

 

 

Pensamento criativo desenvolvido

Como já vos tinha dito no post sobre as profissões, os introvertidos tendem a ser mais criativos do que a generalidade das pessoas, o que para desenvolver um negócio e enfrentar os desafios de empreender, seja no que for, dá muito jeito. Se a vossa escolha recair em profissões mais criativas, é um must-have, mas até se quiserem ser contabilistas freelance vos garanto que serem criativas será útil para tudo! Lidar com clientes, escrever e-mails, trabalharem na vossa divulgação e até na construção de oferta de serviços e precificação requer pensamento criativo. E construírem a vossa marca e distinguirem-se da concorrência requer que sejam capazes de pensar fora da caixa e ter ideias para ações diferentes e isso o que é? Criatividade, pois claro!

 

Preferência pela introspeção e pensamento aprofundando, ao detalhe

Introvertido que é introvertido pensa. Reflete. Pondera. Raciocina. Rumina. O overthinking caraterístico pode ser uma grande desvantagem, como já vão ver a seguir, mas não sejamos sempre tão negativos como já é nosso costume, não é? Esta grande capacidade de pensamento analítico e crítico e o tempo que nos damos para o fazer é uma enorme vantagem quando se decide avançar com um projeto nosso e acartar com as responsabilidades todas que vêm no pacote. Porque empreender pressupõe planeamento, visão a curto, médio e longo prazo, considerar mil opções, ponderação para tomar decisões, definir conceitos e analisar informação diária e ao detalhe. Logo, ir a fundo nas questões e refletir pode ser a via mais segura neste tipo de vida que é incerto e pede estratégia. Uma atitude mais impulsiva e irrefletida pode não ser o melhor fit para quem quer ser profissional a solo.


 

Estas são 3 vantagens gerais de se ser introvertida que ajudam a quem quer empreender. Mais especificamente no meu caso e tipo de personalidade (INFJ) e para as atividades que escolhi para me lançar por conta própria – consultora de imagem e life coach – há outras características que são uma vantagem e que definiram a forma como escolhi trabalhar, que são de considerar caso também escolham trabalhar essencialmente com pessoas. O facto de, como introvertida, preferir relações one-to-one é a razão para adorar e me sentir muito confortável nas sessões individuais. E pela mesma razão preferir dar formação apenas a grupos pequenos e não ser grande fã da ideia de palestras a um mar de gente. Gosto e prefiro e sou realmente mais forte quando há interação direta e até consigo sempre ter resposta, reagir e pensar depressa ao contrário da ideia comum de que os introvertidos precisam de muito tempo para reagir. Eu sou uma introvertida de raciocínio express e resposta na ponta da língua, na maior parte das vezes. Como coach e consultora de imagem, para lidar com pessoas no geral, as características introvertidas de ser boa ouvinte, ter capacidade de escuta ativa, empatia, ser mais intuitiva e emocional dão muito jeito e são essenciais para achar que até sou boa no que faço, permitam-me a falta de modéstia. Ter grande gosto e serem os meus valores essenciais a liberdade e a flexibilidade combinam bem com o estilo de vida boss de mim própria e até foram os motores para escolher esta via profissional.

 

Mas, como tudo e noutra perspetiva, que introvertida também vê os lados todos de uma questão, há desvantagens nisto de ser empreendedora dada à introversão:

 

Desvantagens de ser Boss Introvertida

 

A necessidade de solidão, de recuperar energia e ritmo mais lento por mais introspeção

As mesmas razões que são uma vantagem para uma personalidade introvertida trabalhar sozinha são também uma desvantagem, ou pode ser, nisto de construir um negócio se tivermos necessidade imperativa de muita socialização ou considerarmos obrigatório o terrível networking ou até de sermos as típicas empreendedoras que trabalham 24h por dia. Eu, como já disse, adaptei o meu negócio e a forma como o giro à minha maneira de ser porque sou de respeitar as minhas vontades e os meus moods. Respeitinho é bonito e devem-nos também a vocês próprias.

Achei quase a minha vida toda que tinha sérios problemas por ter estas caraterísticas introvertidas e também cheguei a achar que devia ser diferente para ser bem-sucedida neste meu negócio. Com uma tendência para pensar mais e ter um ritmo mais lento, quando há muita coisa para fazer ou muitas solicitações o mais natural é sentir-me assoberbada, ansiosa e stressada. Então, uma prioridade para mim é gerir o fluxo de trabalho e de organização ao meu ritmo natural que precisa de tempo e quer tempo. E até é uma forma mais recomendada de se viver hoje em dia, o bom do slow living.

Outro caso importante são os eventos de networking ou de marcas. Cheguei a ir a alguns no início mas eram um verdadeiro terror para mim porque as conversas de circunstância com estranhos são ocasiões em que eu me sinto uma perfeita deficiente da fala. É que não me sai nada, gente!! No meio de mais pessoas, com barulho, com muitas distracções e ruído de toda a espécie não é o melhor ambiente para eu conseguir ter uma conversa até porque o que gosto mesmo é de aprofundar relações e fazer perguntas e tenho genuíno interesse em qualquer pessoa. Mas preciso de tempo e espaço para isso. Em situações superficiais, rápidas, em que nem irei ver mais a pessoa não consigo simplesmente falar do tempo ou de assuntos sem grande importância e sei que acabo por passar uma imagem distante, arrogante ou isolo-me mesmo – se houver comida, é lá que me encontram porque ocupar a boca parece-me uma boa desculpa para não falar com ninguém! E talvez mais de vocês introvertidas se identifiquem com este meu relato e se sintam mal por isso, por esta suposta incapacidade social.

Pessoas mais extrovertidas que conseguem criar muitas relações e contatos, mesmo que superficiais, em eventos deste género parecem que têm uma vantagem clara e conseguem espalhar a palavra do seu negócio de forma bem mais visível. Isso significa que nós introvertidos devemos forçar-nos a ser mais assim? Se quiserem, força. Eu não acho que seja, de todo, obrigatório. Acredito que aceitando as nossas características e optando por meios de socialização e divulgação mais ao nosso jeito funciona igualmente bem ou até melhor para nós.

 

Dificuldades de comunicação e as péssimas capacidades comerciais

Ainda estou para conhecer uma introvertida que me diga que adora vender! A sério, se vocês são esse caso, por favor, apresentem-se que estou curiosa para conhecer tal raridade! É que a palavra vendas parece que tem reação alérgica com a palavra introvertido. Eu tenho, certamente. E licenciei-me em Marketing, vejam lá a esperteza aqui da menina! E tudo o que são funções puramente de vendas não são de todo a minha onda nem sou, de longe nem de perto, competente. Mas já trabalhei em loja e gostei imenso porque, fora os objetivos de vendas que eram um stress, passa essencialmente por relacionar com as pessoas e perceber as suas necessidades e tentar atender a elas. E isso a menina consegue aguentar.

Ora, mas tendo um negócio temos que vender, certo? Certo! A diferença é que tendo algo nosso passamos a ver as vendas de forma diferente. Primeiro, é uma necessidade e que nos beneficia ou prejudica diretamente o que dá uma motivação diferente. E sendo um projeto criado por nós, pelo menos, da forma como o vejo e faço a venda é simplesmente explicar o que fazemos e os benefícios e que será bem mais fácil porque realmente acreditamos no nosso produto ou serviço e vestimos realmente a camisola. A introvertida precisa de ver sentido no que faz e consegue comunicar melhor se acreditar no que está a falar. Mas esta aversão pela ideia de vendas ou o ter que abordar as pessoas pode ser um grande entrave a que personalidades introvertidas enveredem pelo empreendedorismo. No entanto, aquilo que acham que é obrigatório pode não ser porque há sempre soluções às vossas dificuldades.

Por exemplo, podem delegar essas funções comerciais e de contato com clientes a outra pessoa que considerem mais apta e se tiverem possibilidades para isso. Não sendo esse o caso, até porque começando um negócio há custos que podemos não ter o luxo de poder ter, podem sempre adaptar a comunicação ao vosso estilo. Eu não sinto que estou a vender quando estou a explicar a uma futura possível cliente o que faço, estou toda contente a falar de algo que me diz muito. E sou eu que trato de toda a minha comunicação que, como podem ver, é assente em comunicação escrita. Como boa introvertida, a escrita é um ponto forte apesar de também falar muito bem, graças a deus e, ao vivo, a minha forma de comunicar sei que joga muito a meu favor e sou bastante boa a criar empatia, no geral. Mas aposto essencialmente no marketing online que é a melhor ferramenta para qualquer freelancer. O problema, supostamente, qual é? Principalmente, nos últimos anos a comunicação em vídeo e em áudio tem ganho muuuuuita relevância com os canais de youtube, IG tv, stories, podcasts e trinta por uma linha!

Quando comecei em 2011 os blogs e outros meios escritos eram a ferramenta de comunicação essencial e, por isso, saltei para esta opção de vida toda contente! Se tivesse que começar hoje em dia sei que teria muitos mais medos e reservas até porque já sofri bastante com ansiedade de achar que TINHA que começar a fazer vídeos só porque toda a gente o está a fazer ou é o que se TEM que fazer, segundo as regras do marketing. Depois de muito refletir, claro, cheguei à conclusão sábia de que não tenho que ir a tudo ou fazer tudo só porque é o que se faz. Até porque já experimentei gravar-me a falar sozinha para o telemóvel e pareço tão ridícula e nada eu própria que faria mais mal que bem pela minha comunicação e vendas! Apesar de passar muito tempo sozinha não tenho o hábito de falar alto sozinha e sinto que preciso de ter um interlocutor se realmente vou falar, senão, não me sai nada de jeito, parece que nem pensar consigo! Mais uma dificuldade aqui da boss mas que não tem que ser um problema. Posso ainda vir a experimentar algum formato de vídeo que me faça sentido mas, entretanto, o que posso fazer e bem é apostar naquilo em que sou boa – a escrita! Cá estou a fazer isso.

Por isso, as vossas supostas dificuldades de comunicação não têm que ser impeditivas de terem o vosso projeto e de o divulgarem. O marketing de conteúdo é realmente a base para criarem a vossa autoridade e marca pessoal, para chegarem às pessoas, mas o vosso plano de comunicação pode e deve assentar nos vossos talentos de comunicação. Não são muito de escrever ou não têm jeito? Podem fazer vídeos ou criar um podcast. Nem isso? Também se resolve – imagens também comunicam e podem fazê-lo através de boas fotografias dos vossos produtos ou criando infografias que são conteúdos visuais que não exigem grande escrita! A melhor fórmula de um negócio bem-sucedido hoje em dia, sem dúvida e cada vez mais, é ser genuíno e autêntico e que transmita os valores e a personalidade de quem está por detrás dele e isso só se consegue se forem vocês mesmas. E está tudo bem em serem exatamente como são, introvertidas e tudo, e a vossa comunicação deve assentar nos vossos pontos fortes e melhores qualidades, logo, não há necessidade de forçarem nada que não vos seja natural. Arriscar sim, forçar não.

 

Reflexão exagerada e overthninkig

Se pensar a fundo nas coisas trás estrutura ao vosso projeto, exagerar nas ruminações e preocupações trás dúvidas, insegurança, ansiedade e é, sinceramente, a grande dificuldade nisto de trabalhar por conta própria. Acredito que não há dificuldade externa que não possa ser ultrapassada e que as maiores barreiras são mesmo as da nossa própria mente. Aquela que é tão criativa e que nos torna geniais e muito boas naquilo que escolhemos fazer é também a nossa maior inimiga, acreditem! A insegurança que também nos dá empatia e é ótima para lidar com pessoas quando exacerbada pela incerteza natural de empreender, alturas mais complicadas sem tanto trabalho ou com demasiado, cenários terríveis imaginários e todas as nossas crenças e medo de não sermos suficientes e capazes podem, literalmente, levar-nos à ruína. A nossa riqueza interior e mental é tanta que nos pode ofuscar a clareza e racionalidade.

Eu sou especialmente ansiosa e dada a ruminações imensas e intensas e basta uma semana em que não recebo e-mails, por exemplo, para achar que isto deu o que tinha a dar, que tive foi sorte este tempo todo e começar a deambular por sites de emprego e a pensar o pior. Nos mesmos 5 minutos se cai um email, já sou a maior do mundo! Yap, bipolaridade ao máximo! E trabalho assim há quase 9 anos! Também ajuda ser coach e aplicar-me todos os dias a contrariar estes meus pensamentos catastróficos. Hoje em dia eu dou por eles e escolho desesperar-me ou não. Geralmente opto por ser racional e discutir comigo própria e ajuda e cá continuo justamente por isso. Mas esses pensamentos estão cá e eu sou mesmo muito criativa nos cenários que imagino! E significa que ser introvertida e ter esta tendência para ser mais insegura e ansiosa não é impeditivo de ter o meu próprio projeto. Ando nisto há anos e corre bem, apesar de todas as neuroses! Porque podemos ter medo e fazer na mesma. Se estão à espera de deixar de ter dúvidas e anseios para avançar, esperem sentadas, que é melhor. Se seria mais fácil com uma mente não tão virada para dentro? Talvez, não sei como é, só sei como é ser boss super ruminante e apesar das dificuldades e da luta diária comigo mesma não trocaria ser de outra forma. Os medos também me tornam mais atenta, me fazem procurar soluções, me fazem querer fazer e ser melhor.

 

Serei um dia uma CEO expansiva com uma exposição super confiante? Nop, no wayMas sou a minha própria chefe, introvertida, com as minhas caraterísiticas que podem todas ser vantagens ou desvantagens, dependendo da perspetiva, mas construí uma vida e um trabalho, este projeto, ao meu estilo e à minha medida e comprovo, por experiência, que pode dar certo da nossa forma mesmo que seja diferente do que parece ser mais certoSe também vocês querem enveredar pela via do trabalho por conta própria, ao vosso jeito, é mais do que possível e tenho todo o gosto em ajudar-vos, sejam introvertidas ou não.

No final desta trilogia da introversão e pensando em todas as minhas clientes introvertidas até ao momento e que também me inspiraram a escrever estes posts reitero a mensagem de que conhecermo-nos é o melhor que podemos fazer assim como aprender a aceitar quem somos e a adorar como somosCapitalizar as nossas forças em vez de nos penalizarmos pelas nossas fraquezas é o melhor plano que podemos ter para a nossa vida e acreditem que o saldo será bem mais positivo.

Está tudo bem em serem como são, em sentirem-se diferentes – é essa diferença que vos torna únicas! Assumam-na e passem a comandar o vosso trabalho, os vossos relacionamentos e o vosso estilo de vida! ♥

 

Imagens pinterest.pt/ Gifs giphy.com

 

Comentários